quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Associação Brasil Performance : o que é isso mesmo?

Há uns  anos atrás, houve uma grande mobilização de pessoas da performance em São Paulo [SP] para a formação de uma rede, batizada por REPESP - Rede de Performance do Estado de São Paulo. Depois de um tempo essa rede foi se articulando naturalmente na intenção de se tornar uma asociação legal. Naquele mesmo momento, estava também sendo sinalizada uma verba de 200 mil reais para a performance vinda do município.  
Pois bem, a REPESP organizou certos encontros, fóruns, etc., mas não conseguiu cumprir com todas as exigências burocráticas, terminado não sendo registrada de fato. Em suma: não passou a existir como associação legal.
Daí, por algum motivo outro, ou o mesmo, a verba de 200 mil, também não saiu. E o que aconteceu?
As pessoas se dispersaram e a REPESP tornou-se "apenas" um mailing.
Esse esvaziamento na articulação deixou uma grande decepção no ar. Muitas vezes se escutou de criadores: “Será possível que as pessoas só conseguem se juntar em prol de algo maior, se tiver aqueles 200 mil imediatos?
Aquele clima de desânimo persistiu por um bom tempo, sempre entremeado por algum pico de otimismo , incitando que uma outra articulação fosse novamente arquitetada.Mas esses picos eram logo esvanecidos pela força da desilusão que a REPESP deixou. De certo, há de se pontuar que o movimento de coletivos em São Paulo estava, de alguma maneira, passando por uma reconfiguração, e isso também repercutia no frágil - e pouco operante em articulação -  campo-coletivo da performance.
Porém, chegou uma hora de mais um dos picos e foi feita uma chamada pública para que fosse criada de fato (novamente) a associação REPESP. Como já era de se esperar ,poucos se interessaram, alguns torciam de longe, e  alguns disseram sim.E desses que mandaram o sim, alguns puderam se reunir na casa do Otávio Donasci. Sendo que dos   poucos, muito mais poucos ainda eram os que conheciam-se-todos  entre si , ou seja: o grupo estava a nascer ali. E engraçado que ninguém queria ser o presidente, nem o tesoureiro, as funções talvez mais chatas e burocráticas.
E assim foi fundada a Associação Brasil Performance, tendo como presidente a Samira Borovick, vice , Vanderlei Lucentini; 1 e 2° secretários Lúcia Fernandes e Otávio Donasci; 1° e 2° Tesoureiros, Gustavo São Jorge e Anabel Andres, conselho fiscal: Lucio Agra, Grasi Sousa, Artur Matuck, Marco Conká, Adriane Gomes, Leila D.
Mas daí , não achamos mais coerente chamá-la por REPESP, pois esse nome , além de trazer más lembranças, ainda sim, restringia a articulação apenas a São Paulo. Enfim, nascia a Associação Brasil Performance, a BrP, sendo registrada em tempo hábil, com todas as exigências da lei; passando a existir de fato como associação legal.

Foi organizado durante os primeiros meses de BrP, o Perfor1 , no Centro Cultural da Espanha e outros eventos menores, todos com o intuito de ir juntando de novo a galera. Enfim, depois de 7 meses, estamos agora mais seguros e várias pessoas estão dando sinal que estão querendo  associar-se.
A Associação nasce com a necessidade de dialogar com o meio, pensar e reivindicar incentivos duradoras para a performance.  Vide o post nesse blog, “Estatuto da BrP”
O mapeamento que estamos articulando junto a outros grupos nasce daí: conhecer mais para poder propor melhor.
Alguns incentivos já começam a ser destinados à performance, como o edital Funarte , mas quem têm que dizer qual é a melhor forma para incentivar nossa prática, somos nós, criadores e pesquisadores da performance. E para que esse nós tenha, de fato, voz, se dialoga com os poderes públicos através de uma associação legal.
A associação está aberta a todos, e dentro de pouco tempo estará recebendo mais sócios. Isso só não foi feito ainda por burocracia e falta de tempo da gente mesmo. Todo mundo é ocupado com outras coisas. (ainda não temos conta no banco para recolher a anuidade. mas vamos ter logo, logo) Ah, a anuidade da associação será baixa, algo em torno de 50 reais. Estamos fazendo as contas pra saber quantos milhões de taxas e impostos caíram sobre nós, só há pouco tempo, conseguimos um contador. Enfim, processos....

Sendo uma associação democrática, é muito importante que outras pessoas se interessem, se associem, tenham direito a voto  e possam concorrer à mesa diretora. É importante que cada grupo que passar, deixe uma contribuição à coletividade maior desse que é universo incerto no qual orbitamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário