quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Por que essa é a Hora para mapearmos a performance?

Atualmente, vivemos um momento ímpar para a performance no Brasil.Há um significativo  e atuante universo  de criadores, pesquisadores e interessados ,  gerando mostras, cursos,  artigos, disciplinas , teses e disertações , ... , em vários cantos do Brasil -  costurando, assim, outras questões no tecido cultural contemporâneo. E a esfera pública, mesmo que retardatária,  já começa,  timidamente,  a direcionar incentivos específicos para essa prática.

Porém, acreditamos que quem deva apontar as diretrizes das ações públicas de incentivo à performance são os próprios artistas e pesquisadores. Mas para isso, devemos conhecer mais esse campo multifacetado, para então, ir construindo as direções  (plurais) que o campo desejar.

Diante desse fato cultural concreto, a Associação Brasil Performance reconhece que está na hora de se fazer um esforço para um grande mapeamento da performance no Brasil. 
Para que possamos delinear as melhores formas de incentivo à performance, tendo pelo menos uma dimensão palpável de suas peculiaridades.

 E quanto mais conhecermos as várias cabeças,  criadores individuais, coletivos, pesquisadores, público  - cruzando dados "secos" e opiniões subjetivas - mais  poderemos pensar formas de incentivo que realmente a instigue e  que não a enquadre dentro de parâmetros pouco interessantes.

Em poucas palavras, esse é o porquê maior do mapeamento aos olhos da BrP: 

                       “Conhecer mais para poder propor melhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário